Acompanhamento familiar

O acompanhamento familiar é de fundamental importância dentro do processo terapêutico da CTNJ, principalmente considerando que todo ele se foca na ressocialização do indivíduo, e que isto ocorrerá com menor dificuldade se houver uma família de referência que contribua com o mesmo.

O primeiro atendimento familiar ocorre durante a entrevista de avaliação, que orienta o candidato e seus familiares em relação às normas da CT, assim como ao processo terapêutico como um todo.

Depois disto, a equipe de Psicologia de referência do acolhido realiza atendimento familiar nos dias de visita para familiares.

Também pode ser solicitada a presença de familiares em situações específicas, para atendimentos fora dos dias de visita.

Também são realizadas palestras sobre assuntos relacionados à dependência química, como por exemplo: Comunidade Terapêutica, Codependência, Relações Familiares, e outros assuntos de interesse para o processo terapêutico.

Estas palestras são gratuitas e realizadas uma vez por semana, também são abertas ao público em geral, embora sejam preferencialmente para familiares de acolhidos da CTNJ.

Em relação às famílias de outros municípios, se sugere às mesmas que procurem serviços semelhantes em seus municípios de origem, tais como: Al-anon, Nar-anon, Amor Exigente, Pastoral da Sobriedade, atendimentos psicológicos individuais, etc.

Nova Jornada
Atendimento